Coordenador : Enéas Rangel Teixeira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389562.2201.50598.24022023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: CME
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : Comunidade acadêmica, administrativa e população em geral. Os participantes serão professores, estudantes, servidores técnicos administrativos, servidores terceirizados e comunidades do entorno da EEAAC.
Local de atuação: As atividades e ações extensionistas serão desenvolvidas pelos docentes da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa no espaço térreo no endereço Rua Doutor Celestino, 74.
Objetivo
Objetivo geral: Fortalecer o movimento das Universidades Promotoras da Saúde na EEAAC da UFF, tendo em vista sua afiliação à Rede Internacional de Universidades Promotoras da Saúde. Objetivos específicos: Estimular e apoiar o desenvolvimento de projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão; Proporcionar ambientes de aprendizagem para discentes da graduação de Enfermagem e afins; Ofertar atendimento de enfermagem e saúde à comunidade acadêmica, administrativa e população em geral; Promover a captação de recursos, segundo regulamento do serviço público, contribuindo para a sua sustentabilidade; Implementar ações de Promoção de Saúde, articuladas com atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Resumo
O Espaço de Promoção da Saúde (EPS) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF tem como missão contribuir com ações de Promoção da Saúde na EEAAC fundamentado no movimento das Universidades Promotoras da Saúde. O EPS parte do paradigma da promoção da saúde, da valorização da vida, do bem-estar, da integralidade do cuidado e da dimensão ecológica. O EPS se alinha ao Sistema Único de Saúde brasileiro e às políticas inclusivas e emancipatórias. Objetivo geral: fortalecer o movimento das EPSs na UFF, tendo em vista sua afiliação à Rede Internacional de Universidades Promotoras da Saúde. Objetivos específicos: Estimular e a p o i a r o desenvolvimento de projetos i n t e g r a d o s de ensino, pesquisa e extensão; Proporcionar ambientes de aprendizagem para discentes do Curso de Enfermagem e afins; Ofertar atendimento de enfermagem e saúde à comunidade acadêmica, administrativa e população em geral; Promover a captação de recursos, segundo regulamento do serviço público, contribuindo para sua auto sustentabilidade; Implementar ações de Promoção de Saúde, articuladas com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Metodologia: Sistematização dos projetos de extensão da EEAAC incorporando diferentes abordagens metodológicas. Os participantes serão professores, estudantes, servidores técnicos administrativos, servidores terceirizados e comunidades do entorno da EEAAC. As ações de promoção da saúde serão desenvolvidas por meio de estratégias participativas, personalizadas e coletivas de Promoção da Saúde com os envolvidos, contando com o apoio de uma rede colaborativa ampliada, contribuindo para um viver mais saudável, sustentável.